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Vale a pena ser caminhoneiro autônomo?
Publicado em 08/07/2025 por Amanda Paula
Será que vale a pena ser caminhoneiro em 2025? Se você está fazendo planos pro futuro e elencando possibilidades, venha conferir nesse artigo se ainda vale a pena ser caminhoneiro autônomo em 2025.
A verdade é que algumas profissões são exercidas a partir de algo bem maior do que a lucratividade. Entenda.
Quanto custa ser caminhoneiro?
Com o custos subindo a cada dia, seja combustível, pedágios e a manutenção do caminhão, ser caminhoneiro é uma questão que vem sendo muito levantada.
Nesta modalidade, o motorista autônomo também é dono de seu próprio veículo fazendo as operações por conta própria, sem ter vínculo empregatício ou contrato pré-estabelecido com uma transportadora.
Segue uma tabela com os principais custos associados à profissão de caminhoneiro autônomo:
Segue uma tabela com os principais custos associados à profissão de caminhoneiro autônomo.
Confira:
Categoria
Descrição
Valor Aproximado (R$)
veículo
Compra do caminhão (novo ou usado)
150.000 a 500.000 (dependendo do modelo)
Licenciamento
Impostos de imposto anual
100 a 1.000
Seguro
Seguro do caminhão e da carga
6.000 a 15.000 por ano
Manutenção
Revisões, pneus, peças e concertos
2.000 a 6.000 por mês
Combustível
Diesel (variável por quilometragem)
5.000 a 20.000 por mês
Pedágios
Custos de pedágios em rotas
1.000 a 5.000 por mês
Documentação
RNTRC, carteira de motorista, etc.
200 a 500 por ano
Impostos
ISS, ICMS (dependendo da atividade)
Variável
Financiamento
Parcelas do caminhão (se financiadas)
3.000 a 8.000 por mês
Despesas Administrativas
Contabilidade, notas fiscais, etc.
300 a 1.000 por mês
Alimentação
Refeições durante as viagens
1.500 a 3.000 por mês
Estádios
Estacionamento, pernoites
500 a 2.000 por mês
Imprevistos
Multas, acidentes, emergências
Variável (recomenda-se reservar uma margem de 5-10% do faturamento)
Como você pode perceber, os gastos são vários.
Essas chances para os autonomos, são maiores que as dos motoristas agregados, o que pode ajudar a gerar renda extra.
Quanto ganha um caminhoneiro?
E por falar em reda extra, quanto é que ganha um caminhoneiro?
Bem, neste caso, os ganhos mais altos também são considerados vantagem para os motoristas autônomos. Porém, isso só é possível caso façam intervalos menore s entre as viagens ou tenham que transportar cargas de alto valor.
Veja uma tabela com estimativas médias de ganhos monetários de caminhoneiros independentes por estado no Brasil.
Entenda os ganhos por estado:
Estado
Renda Média Mensal (R$)
Observações
São Paulo
8.000 a 15.000
Maior volume de cargas e infraestrutura infraestrutura bem desenvolvida.
Minas Gerais
7.000 a 14.000
Grande demanda por transporte de commodities, como grãos e minerais.
Paraná
7.500 a 13.000
Atuação no transporte agrícola e industrial, com boas rodovias.
Rio Grande do Sul
7.000 a 12.000
Exportações de produtos agrícolas e
Rio de Janeiro
6.500 a 12.000
Transporte de cargas industriais e portuárias, mas com alto custo de pedágio.
Bahia
6.000 a 11.000
Forte presença no transporte de grãos e insumos industriais.
Pernambuco
5.500 a 10.000
Transporte de alimentos e produtos para centros de distribuição regional.
Santa Catarina
7.000 a 13.000
Transporte de produtos frigoríficos e industriais; forte em exportações.
Goiás
6.500 a 12.000
Agricultura é destaque, com transporte de grãos e insumos.
Mato Grosso
8.000 a 15.000
Transporte de soja e milho lidera os ganhos, mas rotas mais longas elevam custos.
Mato Grosso do Sul
7.500 a 13.000
Semelhante ao Mato Grosso, com forte foco no agronegócio.
Espírito Santo
6.000 a 11.000
Transporte de minérios e cargas portuárias depreciadas para a renda.
Ceará
5.500 a 10.000
Demanda moderada, mas crescente no transporte de cargas locais e regionais.
Amazonas
6.000 a 9.000
Rotas solicitadas devido à infraestrutura limitada, mas com alta demanda.
Pára
6.500 a 10.000
Forte atuação no transporte de minerais e produtos florestais.
Rondônia
6.000 a 10.000
Agricultura crescente, mas com desafios logísticos nas rotas.
Roraima
5.000 a 8.000
Menor volume de cargas e rotas com maior impacto nos ganhos.
Acre
5.000 a 8.000
Transporte limitado pela infraestrutura rodoviária e menor demanda.
Tocantins
6.000 a 10.000
A expansão agrícola traz novas oportunidades.
Maranhão
6.000 a 10.000
Atuação crescente no transporte de grãos e insumos.
Piauí
5.500 a 9.000
Agricultura em expansão, mas com infraestrutura limitada.
Observações:
Os ganhos dependem diretamente da carga transportada (peso, tipo, e valor agregado), distância percorrida e regularidade das viagens.
Estados com forte presença agrícola, industrial, ou portuária tendem a ter maior potencial de ganhos.
A alta dos custos operacionais (diesel, pedágio, manutenção) pode impactar significativamente o lucro líquido.
Desvantangens de ser caminhoneiro autônomo
Como desvantagem, o caminhoneiro autônomo precisa correr atrás de novas cargas para não ficar ocioso e ter sempre boa rentabilidade.
Responsabilidades de ser caminhoneiro
Como responsabilidade, o motorista autônomo precisa cuidar da manutenção do caminhão, abastecimento, gastos com pedágio, entre outras necessidades do veículo.
E é preciso colocar esses gastos na ponta do lápis para saber se vale a pena e está trazendo lucratividade. O medo e a insegurança de acabar por muito tempo ocioso pode ser um grande problema para o motorista autônomo, o que demandará economia e planejamento para ajustar o fluxo de caixa e rentabilidade da sua própria transportadora.
Ser caminhoneiro independente oferece uma série de vantagens que tornam essa profissão atrativa para quem busca independência e liberdade na carreira.
A possibilidade de maior renda também é um ponto forte.
A variedade de experiências é outro aspecto positivo. Pode experimentar culturas locais e paisagens, tornando o trabalho menos monótono e mais enriquecedor. E com o tempo, muitos caminhoneiros independentes expandem sua atuação, adquirindo mais veículos e contratando outros motoristas. Não raro, transformando-se em empresários do setor de transporte.
Apesar dos desafios, como custos elevados e longas jornadas, as vantagens de ser caminhoneiro independente compensam para aqueles que valorizam a liberdade, a independência e a chance de construir seu próprio caminho.
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